Conquistar sem sacrifício, parece com o aluno que quer ter uma boa nota, mas não quer o sacrifício de estudar.
Interessante, para algumas pessoas, quanto menos perder, melhor, não se importam tanto com os outros, é a lei da vantagem que prevalece.
Ficar quieto esperando o fruto amadurecer é mais confortável, tipo assim… “deixa rolar pra ver como é que fica”.
Esse comodismo é extremamente prejudicial para a vida em sociedade, lembrando que nós somos seres coletivos, não conseguimos viver isoladamente, necessitamos da companhia e presença dos outros…
Grupos fechados buscam vantagens sobre a maioria sofrida da população, isso inclui sim o apadrinhamento político que é o objeto de desejo de alguns. Aqui está evidente a verdadeira necessidade de se aplicar no serviço público a regra do merecimento, não por puxar saco, mas sim por competência, premiando através de concurso público aqueles que realmente são merecedores do cargo.
O desejo de mudança existe dentro de cada um de nós, mas é importante observarmos qual é a mudança e como alcançá-la. Que vitória é essa que não me fez sair da zona de conforto ? Que conquista é essa que me permitiu ficar no sofá? A forma como agimos é fundamental para que tenhamos um novo momento, um momento que todos nós esperamos, com atitudes coerentes, mesmo que isso signifique, suor, lágrimas ou até mesmo o sangue. O sacrifício é fundamental para que se tenha uma vitória legítima.