Vítimas, é como que podemos classificar as pessoas, homens e mulheres, trabalhadores do setor pesqueiro em Parintins.
Essas pessoas poderão deixar de trabalhar, por falta de um lugar apropriado para comercializarem o seu produto, isso mesmo, o peixe que chega à mesa do parintinense.
A feira do peixe, tem uma importância muito grande na economia do município e na vida das pessoas, com volume financeiro em torno de mais de 2(dois) milhões de reais por mês, é o único lugar onde se comercializa, em grande escala, o peixe que é consumido em Parintins. Todos os pescadores de nosso município vendem seu pescado nesse local, portanto é um lugar que contribui muito para a economia da cidade.
Consta nos Autos do Processo, na Ação Civil Pública, impetrada pelo MPF, item 12 – fls 04 “O apuratório foi iniciado com o envio de cópia do Processo nº 085/2017, pela Procuradoria Geral do Municipio de Parintins, no qual se constatou a ocupação irregular denominada “Feira do Peixe”na Ponte Amazonino Mendes, situada em áres pertencente a União naquele município – margem do Rio Amazonas, resultando em danos ao meio ambiente.”
Continua no item 13 – fls 04 “No local foram realizadas fiscalizações pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento, pela Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente”
Contando com a Procuradoria do Município, quatro Secretarias Municipais tomaram a iniciativa de impedir o funcionamento da feira no referido local.
Ora, ao que se observa, é evidente que existem problemas estruturais, problemas legais, jurídicos e físicos, mas tudo isso poderia ter sido evitado, se antes de autorizar a ocupação do lugar, o ex-prefeito, gestor que causou tantos problemas para nosso município, se antes, ele tivesse tomado todas as medidas legais, para evitar o constrangimento que hoje passam esses homens e mulheres trabalhadores. O atual adminstração pública municipal, no auto de sua autoridade, no lugar de buscar uma solução para o problema, se esconde por trás de laudos municipais, e usa suas secretarias para iniciar o processo de desocupação, com relatórios que condenam a ocupação. É bom lembrar, que o poder público quando se omite, o povo toma iniciativa em busca de um lugar para trabalhar ou para morar, e é isso que vem ocorrendo desde o final da década de 80 em Parintins.
Veja, se a feira do peixe é problema, também são problemas os inúmeros abusos e atos cometidos em vários lugares do município, como feira do bagaço, baiucas da francesa, a ocupação de toda a margem da rua Paraíba, despejo de esgoto nos rios.
A lei deve servir para todos, e não apenas para aqueles que lutam por um lugar ao sol, aqueles que com sacrifício, lutam para sustentar suas famílias.
O Prefeito Municipal tem o dever de buscar alternativas para esses trabalhadores, um local adequado e capaz de acomodar todos esses que precisam de um lugar decente para trabalhar.
PARABÉNS AO SR. JUSCELINO MANSO.
ALGUÉM PRECISA OLHAR PARA ESTAS PESSOAS, NOSSO MUNICIPIO NECESSITA MUITO DE ALGUÉM QUE AJUDE A MOSTRAR A REALIDADE.
PARABENS AMIGO JUSCELINO
Boa Jucelino a verdade tem que ser dita, essa adm tá vendo a desgraça do povo e ainda ajuda a piorar
Todos sabiam desde o início que isso seria ilegal mas em nenhum momento o poder público judiciário se manifestou agirá diz que o problema são dos feirantes. Isso é um absurdo. Quando querem eles fazem ser legal. Se diga as invasões.Ate hj o poder público não se manifesta quando toma terras de propriedade alheia. Isso é uma vergonha. A culpa sempre é do povo.
Parabéns e obrigada Jucelino manso por voce emprestar a sua voz a esse povo sofrido que só quer trabalhar com honestidade, desonesto e covarde é esse governo que ja conhece todas as dificuldades de anos passados e como sempre acontece já esqueceu que esse povo colocou eles onde estão HOJE!!
E não seria favor NÃO! seria pra lá de justo fazerem uma bela feira num local apropriado e colocar o povo lá ai sim, seriam aplaudidos, mas como a voz desse povo ainda não foi ouvida por ai,seria otimo um grupo se deslocar até a Câmara dos vereadores e reivindicar seu direitos, é muito abuso cometido contra o povo ai em PARINTINS, lamentável! !!