A morte é inevitável, todos nós sabemos disso. Algumas mortes causam comoção na sociedade, a tristeza toma conta de todos. Alguns velórios são tão grandes quanto uma procissão com grande número de pessoas solidárias ao falecido e a família enlutada.
Mas o que acontece após esse cortejo fúnebre é algo incompreensível, o abandono de todos os mortos é um gesto que além de provocar tristeza e revolta, manifesta a preocupação sanitária, com o local e com os trabalhadores que heroicamente lutam contra o alto grau de contaminação.
O cemitério público de Parintins está sem condições de que sejam abertas novas covas e isso já faz um bom tempo. O que está faltando para que o Prefeito tome providências?
Por questões de saúde pública e sentimentais è muito importante que se faça algo para resolver esse problema que vem crescendo a cada dia.
A solução pode ser a aquisição de uma nova área, planejada, para essa finalidade, obedecendo os padrões de arquitetura e sanitários adequados.
Também é possível construir um sistema de gavetas na superfície, com vários blocos que comportem centenas de gavetas pode-se verticalizar o cemitério e com isso ganhar uma sobrevida sem que penalize a todos nós que iremos pra esse lugar no futuro.
por Juscelino Melo Manso
parintinense, Advogado, Presidente da OAB Parintins-Am