Sabemos que a história nos reserva sempre um espaço para que dela possamos fazer uso, ou dela possamos participar, cada um de nós, com certeza, teremos nossa participação, positiva, negativa, protagonista ou coadjuvante. Fato é que depende única e exclusivamente de cada um de nós a escolha dessa participação.
Os problemas que encontramos pelo caminho, eles no moldam, eles nos levam a um nível mais elevado, nos amadurecem, e isso é fundamental para que estejamos fortalecidos quando outros surgirem.
É certo que muitos podem ser amenizados, o sofrimento, ou sacrifício pode ser menor, o problema certamente virá, mas se estivermos minimamente preparados, conseguiremos superá-los com menos sacrifício.
O vírus chegou num momento em que alguns só se preocupam com a aparência, o superficial, os serviços que ficam a amostra, na mira, a vista.
Para o professor Paulo Saldiva, médico patologista da Faculdade de Medicina (FM) da USP, sobre saúde pública e qualidade de moradia, diz: “as pandemias e epidemias sempre tiveram relação com questões ambientais, foram essas epidemias e pandemias que, de alguma forma, moldaram a civilização e permitiram um conhecimento maior de como é o ser humano.”
Acredito que o sofrimento molda, e isso nos remete a meditar o quanto temos sido passivos, complacentes, omissos, quando pouco exigimos para que tenhamos o que nos é de direito, saneamento básico, saúde, educação, emprego e segurança, a dívida social é muito grande e depende apenas de cada um de nós tomarmos uma posição para que essa realidade mude.
Peculiaridades à parte, o COVID-19, ele nos deixará mais fortes, mas é fato que esse vírus, ele nos encontrou de calças curtas, ou desprevenidos, nos pegou de surpresa, onde alguns, inclusive o presidente da república, não acreditam na gravidade do problema.
As lições, os recados, estão aí, e cabe a cada um de nós apresentar o que estamos aprendendo diante desse grande e grave problema. Sabendo, antes de tudo que NADA SERÁ COMO ANTES.
Autor: Juscelino Melo Manso
Fala desse dia é muito difícil porque nós releva a nossa rainha mãe e nesse momento quê estamos passando com muitas mãe sofrendo com percas irreparáveis e filhos e filhas do mesmo modo perdendo aqui na terra o seu maior tesouro que não tem nada nesse mundo que compare o amor de Deus e o amor de uma mãe pra esse momento é só pedir a proteção divina sobre cada uma delas com as bênçãos do senhor Jesus Cristo.