UM PERIGO OCULTO

A falta de conhecimento, muitas vezes, nos leva a sofrer sérias consequências por não tomarmos os devidos cuidados necessários com a nossa vida e nossa saúde.

A Água Consumida em Parintins foi assunto que tomou conta dos meios acadêmicos e sociais na semana passada, com Roda de Conversa e 2º Encontro de Idéias. Afinal, como está a água que consumimos no dia-a-dia, ela é saudável, confiável, quais benefícios, males e consequências?

O certo é que não devemos fechar os olhos para esse assunto, o que entra em nosso corpo pode contaminar severamente nossa saúde, e nos causar prejuízos irreparáveis.

Já na Roda de Conversa que aconteceu nas dependências do LICEU de Artes Cláudio Santoro, onde com muita honra, fiz parte da mesa ao lado do Dr. Mena Barreto França – cidadão parintinense,(foto) foi lido o relatório feito em 2004, apresentado ao executivo municipal de 2005, onde mostra dados preocupantes sobre a qualidade de nossa água.

O Dr. Mena Barreto afirma que a água do rio Amazonas, hoje, é mais saudável do que a água que se consome do SAAE em Parintins, o Doutor, que Mestre é Mestre em Saúde Coletiva e Doença Infectocontagiosa, vai mais além e diz que nossas fontes, apesar dos investimentos feitos, são esgotáveis e devem ser substituídas por um sistema de captação das águas do Rio Amazonas, como é feito na maioria do municípios do Brasil e do Mundo.

Os investimento oriundos do Governo Federal, aproximadamente 10 milhões de reais, no ano de 2011/2012, destinados a melhoria do sistema de abastecimento de água, foram mal aplicados e os castelos de água que poderiam estar servindo a população, hoje são obras inacabadas, um prejuízo irreparável para população parintinense. Ainda existem vários quilômetros de tubos de ferro fundido, antigos, que ainda são utilizados principalmente no centro da cidade e que estão levando para nossas torneiras grande quantidade de ferrugem que causa muito mal à nossa saúde. Os recursos mal aplicados, que hoje são objeto de processos judiciais na esfera federal, deveriam ser aplicados, também, na substituição dessa tubulação. É um perigo oculto, que não sabemos quando será resolvido porque, lamentavelmente, os prefeitos que passaram não manifestam a mínima vontade de resolver esse problema.

A mobilização da sociedade civil organizada é fundamental para cobrar ações enérgicas do Poder Público, sob pena, de todos nós consumidores de uma água imprópria, sofrermos grandes e graves consequências.

 

Please follow and like us:

Por Juscelino Manso

Juscelino Melo Manso, parintinense, advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial