MP Sugere Intervenção na Saúde em Parintins-Am e Alega Incapacidade do Prefeito e Secretário

 

foto assessoria da Camara
foto Assessoria da Câmara

Em Audiência na Câmara Municipal MP Sugere Intervenção na Saúde em Parintins-Am

A Crise entre Prefeitura e Hospital Pe Colombo expõe a real situação da saúde em Parintins.

Participei da Audiência Pública que tratou do assunto na Câmara Municipal, e o que ficou provado é que a saúde em Parintins está longe de se tornar eficiente, capaz de atender às necessidades da população.

Assisti a fala e a preocupação do Pe Mauro Romanelo, a explanação do secretário de saúde do município, o desabafo do Promotor de Justiça Dr Marcelo Bitarães a justificativa e proposta feita pelo Prefeito Municipal.

Fato é que o um Hospital particular não consegue sobreviver apenas de repasses do SUS, porque esse valores repassados não atendem a manutenção física de um prédio usado intensivamente pela população. O desgaste das instalações dos equipamentos, sem contar Recursos Humanos dentre outras inúmeras ações que devem ser feitas para um atendimento de qualidade.

Como prefeito falou, o município é apenas um mero repassador dos recursos que o SUS e o Governo do estado repassam para a prefeitura.

Mas mesmo assim de forma contrária a legislação, (de forma ilegal) o município ajuda com mão de obra dos profissionais da saúde que pertencem ao quadro do município.

O Promotor de Justiça declarou na Tribuna que o Prefeito e Secretário de Saúde não têm competência para administrar a saúde do município, e sugeriu uma intervenção imediata, que o Estado assuma seu papel.

Ora a saúde é um direito fundamental da população e é dever constitucional do Estado.

O prefeito fez a proposta de devolver os funcionários e reatar os elos da corrente, mas o Hospital optou por uma reforma do prédio o que inviabiliza temporariamente seu funcionamento.

Como está pequena a saúde em nosso município, longe de se tornar ideal para todos nós parintinenses. Uma rescisão contratual com um hospital particular gera uma crise na base.

O Prefeito que já está em seu quarto mandato teve tempo suficiente para lutar por uma unidade hospitalar Materno Infantil, ou Hospital da Mulher em Parintins. Mas hoje com o fechamento do Pe Colombo o que se vê é a ação de improviso onde segundo o secretário de saúde do município, estão adequando o almoxarifado para colocar mais leitos no Jofre Cohen. Faltou visão para olhar para o futuro, futuro esse que deve ser olhado a partir de agora segundo disse o Promotor  de Justiça, desabafou pedindo intervenção imediata na saúde em Parintins por incompetência dos gestores.

 

por Juscelino Melo Manso Advogado, ex-vereador presidente da câmara municipal de Parintins-Am

 

Please follow and like us:
publicado
Categorizado como Artigos

Por Juscelino Manso

Juscelino Melo Manso, parintinense, advogado

1 comentário

  1. Meu celular ontem tava uma benção Agora analisando o seu comentário e vendo o nervosismo do gestor do município creio eu quê ele já está esperando uma surra na eleição vindoura porque ó promotor de justiça dissi tudo quê qualquer um dê nós diria se tivesse a oportunidade meu nobre amigo e se esse povo ainda votar nesse cidadão é muita falta de memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial