Aos Trabalhadores Sem Oportunidades

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, como queira, também é dia de refletirmos sobre o grande e grave problema que vivemos e convivemos com ele já faz um bom tempo, que é o desemprego de nossa juventude.

Nossa juventude, em Parintins, tem sofrido muito com a falta de oportunidades, e isso faz com que muitos deixem suas famílias, amigos e sua cidade, e se deslocam para outros lugares em busca de oportunidade, a maioria vai para Manaus a capital, que tem crescido assustadoramente em termos demográficos.

A falta de oportunidade de trabalho para juventude tem esvaziado o nosso município e a prova disso é o último censo realizado em 2022 pelo IBGE (site). Nossa população que já há algum tempo vinha crescendo lentamente, baixo do aceitável, agora não teve como evitar a grande diminuição de 115mil para 96mil habitantes em 2022.https://amazonasatual.com.br/parintins-vai-a-justica-para-recontar-populacao-e-evitar-perda-de-dinheiro/

Na matéria do site colada no parágrafo anterior, o prefeito contesta os números alegando o quantitativo de eleitores que supera a casa dos 70mil, mas, ora, isso só evidencia nossa tese de que é de fato é a juventude que está indo  embora e não transfere seu título, como fiz, também, quando estive fora de Parintins.

Deve ser um dia de reflexão esse dia, para que haja uma busca efetiva no sentido de  oferecer ocupação lícita, ou seja, trabalho honesto para nossa juventude, que diante da falta de opção, alguns se encaminham para o mundo das drogas, com isso aumentando a violência cada vez mais em nosso  município.

por Juscelino Melo Manso – advogado

Please follow and like us:
publicado
Categorizado como Artigos

Por Juscelino Manso

Juscelino Melo Manso, parintinense, advogado

1 comentário

  1. O desenvolvimento da tecnologia tirou muitos trabalhadores das indústrias.
    Para escrever e imprimir e vender um jornal precisavam 50 pessoas. Hoje com os computadores e os link se manda o jornal em dezenas centenas milhares de casas.
    O trabalho manual de pedreiro, carpinteiro, lixeiros, carregador no Porto serviços geral nas escolas hospitais: jovens formados, no segundo grau IFAM, na Universidade UFAM, UEA e outras particulares não aceitam trabalhos manuais.
    Somente as grandes cidades se enchem na América Latina e um fenômeno que estudei 50 anos atraz e que me levou a servir Cristo e fazer conhecer o Pai dele o amor de quem não se sente humilhado se varre a casa, se lava a louça se passa uma camisa porque a esposa também trabalha nas creches, no comércio, nos bancos.
    Como o senhor falou e escreveu é um PROBLEMA DE UM CAMBIAMENTO= MUDANÇA DE EPOCA que ainda não encontrou soluções mágicas.
    Hoje é o dia de S. José, claro que aqui em Parintins prevaleceu o vermelho do Garantido, nem do PT pois aqui todos exploram ” os bois” que seguram a fama de guardar a cultura do povo.
    Precisamos refletir mais sobre o valor e a dignidade do trabalho humano.
    Cristo vendo a dignidade de Jose6 Carpi feito intender que até o Pai dele ” SEMPRE TRABALHA” no Céu, sempre toma conta da criação especialmente das suas criaturas: homens e mulheres, Precisamos nos ajudar a amadurecer na leitura da NOSSA REALIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial