Comitê para Investigar Situação da Saúde em Parintins

Em busca de uma resposta para um número tão elevado de internações e óbitos em Parintins o Secretário de Saúde do Estado, liderando um Comitê formado por vários Órgãos da Saúde do Estado, do Governo Federal, e Organização Internacional OPAS/OMS, para investigar os motivos que levam o município a manter o número de internações e óbitos muito acima da média.

Disse o Secretário de Saúde do Estado do Amazonas Dr. Marcelus Campelo, em sua entrevista a imprensa “O Comitê é composto por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, Fundação de Vigilância Sanitária e Saúde, apoiado pela Organização Pan-Americana da Saúde – Opas, e pelo Ministério da Saúde com a Força Nacional, estará em Parintins nessa próxima terça-feira, dia 23/2, para avaliar a situação do município e verificar o por quê de tantas internações”.

A inexistência e a falta de interesse de um projeto voltado para a saúde, faz a crise se agravar em Parintins, quando se menospreza e não se valoriza profissionais qualificados, deixando-os ir embora, quando se acha que com atos politiqueiros e justificativas vazias, utilizando-se da imprensa local, como instrumento para iludir o povo, isso faz a conta vir bem mais pesada do que deveria.

Informação de profissionais que assistiram a instalação da tubulação de oxigênio como se fossem mangueiras para levar água, agindo de forma completamente empírica, essa foi uma das causas do agravamento para quem estava internado.

A atitude do Secretário de Saúde, de vir a Parintins, é uma forma de se fazer uma intervenção na saúde do município, onde o espetáculo político entra em cena, onde se ignora a gravidade do problema que merece cuidados médicos e não politiqueiros.

Muitas pessoas já pagaram com a vida, pela incompetência do Prefeito, quando deveria ter construído o Hospital de Campanha, deveria ter instalado, logo no início da pandemia, ao menos 10 leitos de UTI, isso evitaria o deslocamento de pacientes agravados, que fatalmente falecem longe de seus familiares.

No mandato passado o prefeito já sofreu ações de Órgãos do estado através de ações do Tribunal de Contas do Estado, com o TAG que lhe obrigava a resolver o problema da lixeira e nada fez até agora, outra Ação do Ministério Público que o obriga a resolver o problema da água contaminada e até agora nada resolvido, sendo que essa água e a falta de saneamento básico, contribuem diretamente para o agravamento da crise na saúde.

A formação desse Comitê para investigar somente Parintins evidência o CAOS na saúde do município que não tem sintonia com os discursos e entrevistas do prefeito à imprensa local. O que era pra ser exemplo se torna alvo de ações de um comitê.

Onde chegaremos com tantas mortes em nosso município, causando tanto sofrimento às famílias, por perdas irreparáveis?   As autoridades estaduais, federais e até de organizações internacionais já perceberam o caos implantado na saúde em Parintins e vem para ajudar a minimizar o sofrimento da população.

Por Juscelino Melo Manso

Please follow and like us:
publicado
Categorizado como Artigos

Por Juscelino Manso

Juscelino Melo Manso, parintinense, advogado

2 comentários

  1. Venho me fazendo essa pergunta e a indagação de outros companheiros e companheiras que vivenciam esse desrespeito à vida de todos os parintinenses. Onde famílias inteiras são afetados pelo despropósito das autoridades que são eleitas para cuidar dos municipes e NADA fazem para evitar essa tragédia de proporções irreparáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial